Abertura do Ciclo de Conferências “As décadas da Europa”

No dia 18 de janeiro, às 17h, a Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, discursa na conferência inaugural do ciclo «As Décadas da Europa», na Sociedade de Geografia (Rua das Portas de Santo Antão, 100, em Lisboa). Também na conferência de hoje vão estar o ex-Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o Presidente da Sociedade de Geografia, Luís Aires-Barros, e o Embaixador João Rosa Lã, numa iniciativa organizada pela Comissão Europeia da Sociedade de Geografia de Lisboa e pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, em parceria, entre outras entidades, com a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Ainda não está confirmada a presença de todos os oradores convidados para este ciclo de conferências, que se deverá prolongar até novembro deste ano. Contudo, é já certo que sessões futuras do programa contarão com a presença dos três ex‑Comissários europeus portugueses e do ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Consulte o painel completo de oradores convidados na lista abaixo:

 

1ª Década 86/96 – AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES

Os choques na sociedade portuguesa - O Acto Único Europeu, A Política de Coesão Económica e Social, o Mercado Único, Schengen, o colapso da União Soviética e a reunificação Alemã, o Tratado de Maastricht, a Europa a 15;

(18 de Janeiro) - (Aníbal Cavaco Silva): “Os primeiros anos da participação de Portugal nas instituições europeias e as principais transformações estruturais da economia portuguesa”.

(1 de Fevereiro) - (Valente de Oliveira) “A política de coesão – Os fundos estruturais- Os programas especiais- (PEDIP, PEDAP, etc)- A politica da Ciência”

(20 de Fevereiro) - (Arlindo Cunha): “A evolução da política agrícola e das Pescas: liberalização, ambiente e segurança alimentar”

(1 de Março) - (João de Deus Pinheiro): “Portugal face aos desenvolvimentos internos europeus e mudanças internacionais”

(15 de Março) - (Vítor Martins): “A primeira presidência portuguesa”

(5 de Abril) - Painel de encerramento: (Dra. Isabel Mota; Dr. Rui Vilar; Eng. Carlos Pimenta) - Participação de 3 dos principais protagonistas dessa década

 

2ª Década 97/07 – O GRANDE SALTO EM FRENTE

O Tratado de Amesterdão, a entrada em circulação do euro, a Europa a 25 e a 27, a União Política, a PESC, a CJAI e o Serviço Diplomático Comum. Relações externas com os principais países e organizações internacionais. Consequências da globalização.

(19 de Abril) - (António Vitorino) - Foi o grande protagonista da década, sobretudo pela entrada de Portugal no euro e pela agenda de Lisboa.

(3 de Maio) – (Carlos Costa): “O início da União Económica e Monetária- A introdução do Euro”

(17 de Maio) - (José Luís Vilaça): O papel do Tribunal de Justiça Europeu no reforço da construção europeia e no enforcement das políticas comunitárias (Concorrência, . A criação do Tribunal de 1ª instância.

(7 de Junho) – (João Cravinho) “Fundo de Coesão- Programação plurianual- Quadro Comunitário de Apoio”

(28 de Junho) - (Francisco Seixas da Costa e Maria João Rodrigues): “A segunda presidência portuguesa”- “A Agenda de Lisboa”

(5 de Julho) - Painel de encerramento: - Participação de 3 dos principais protagonistas dessa década

 

3ª Década 08/17 – AS GRANDES CRISES

A crise económica mundial e a crise do euro - a «União Bancária». A intervenção da Troika e os resgates .As alterações climáticas. A anexação da Crimeia pela Rússia. O extremismo religioso e os refugiados na Europa. O terrorismo e o populismo. O Brexit.

(13 de Setembro) - (José Manuel Durão Barroso) : O alargamento aos países de leste. A crise do euro, o reforço da disciplina orçamental e a união bancária”

(25 de Setembro) - (Carlos Moedas*): “A crise económica, o desemprego e a perda de confiança dos cidadãos - A intervenção da Troika

(11 de Outubro) - (Augusto Mateus): “O QREN e Portugal 20/20” – Impacto de 3 décadas de fundos estruturais.

(23 de Outubro) - (Nuno Severiano Teixeira): As questões de Segurança e Defesa – Portugal e a Cooperação Estruturada Permanente”

(8 de Novembro) – (Luis Amado): “A crise dos valores democráticos e a quebra da coesão interna entre os Estados Membros- os refugiados – os populismos – o terrorismo”. “O Brexit ”

(29 de Novembro) - Painel de encerramento: (Prof. Augusto Santos Silva; Prof. Poiares Maduro; MPE )

* A confirmar

Mais informações em:

geral@socgeografialisboa.pt (link sends e-mail) e

http://www.socgeografialisboa.pt/2018/01/as-grandes-transformacoes-estruturais-na-1a-decada/ (link is external)

Twitter

Dê-nos a sua opinião!

Newsletter

Fale connosco

Contactos

Centro de Informação Europe Direct Aveiro

Rua 1º Visconde da Granja, n.4
Vera Cruz
3800-244 AVEIRO

Email: europe-direct-aveiro@aeva.eu

Tlm. +351 965 003 189