Debater a Europa ISBN 978-989-96898-0-0

Foi longo o processo de génese e evolução do projeto europeu desde 1951, com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e, em 1957, da Comunidade Económica Europeia (CEE) até à atual União Europeia. 

Progressivamente, este projeto foi-se transformando num projeto político e num projeto de cidadania que hoje envolve vinte e sete países.

Só com o esclarecimento dos cidadãos, a consciência clara do que está em causa em cada momento, dos compromissos que os países têm de fazer, do caminho que se quer seguir e do seu valor intrínseco, se pode construir uma União Europeia forte.

Foram estes objetivos que presidiram à realização do I Seminário de Verão – Debater a Europa realizado em Aveiro, nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho de 2009.

Iniciativa que esteve a cargo do Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

O presente volume reúne textos de catorze especialistas que durante o seminário debateram temas de incontornável atualidade – Fronteiras da União, Instituições, Legitimidade, Cidadania, Identidades, Perceção Pública, Multilinguismo, Política Regional, Intelectuais e a Ideia de Europa, Relações Externas, China, Rússia, Cabo Verde, Tratado de Lisboa.

 

Twitter

Dê-nos a sua opinião!

Newsletter

Fale connosco

Contactos

Centro de Informação Europe Direct Aveiro

Rua 1º Visconde da Granja, n.4
Vera Cruz
3800-244 AVEIRO

Email: europe-direct-aveiro@aeva.eu

Tlm. +351 965 003 189