O que são as Nacotecnologias? Porque estão a revolucionar o Mundo?

A 25 de janeiro, o CIEDA em parceria com a UA, o Citizens Project e a Ordem dos Engenheiros, promoveu uma palestra, no Agrupamento de Escolas de Ílhavo, subordinada ao tema Nanotecnologias, que contou com a oradora Professora Doutora Paula Silveirinha Vilarinho, docente da Universidade de Aveiro no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC), que apresentou aos cerca de 80 alunos presentes, conceitos como: a escala nanométrica, quão grande é um manómetro, materiais em nanoescala, o que se espera alcançar com seu uso, como energia limpa, segura e de baixo custo; materiais mais fortes e mais leves; dispositivos médicos e medicamentos mais eficazes, entre outros.

Também foi referido que seu uso levanta questões importantes na saúde. Existe atualmente um grande debate sobre em que medida as nanotecnologias serão benéficas ou maléficas para a saúde.

Em conclusão, foi dito que as nanotecnologias vieram para ficar e são a nova força revolucionária.

Pretendeu-se, uma vez mais, dar a conhecer o mundo da Engenharia e a sua importância nos dias de hoje, promover a carreira profissional na área das tecnologias e das engenharias e, simultaneamente, atrair mais jovens, para cursos nestas mesmas áreas.

Twitter

Dê-nos a sua opinião!

Newsletter

Fale connosco

Contactos

Centro de Informação Europe Direct Aveiro

Rua 1º Visconde da Granja, n.4
Vera Cruz
3800-244 AVEIRO

Email: europe-direct-aveiro@aeva.eu

Tlm. +351 965 003 189