Prémio de Jornalismo "Fernando de Sousa" | Data Limite: 2018-02-28

A Representação da Comissão Europeia comemora o Dia da Europa, que se assinala nos 28 Estados-Membros, a 9 de maio. Em 2016, as celebrações revestiram-se de importância especial na medida em que se assinalou os 30 anos da adesão de Portugal às Comunidades Europeias.

 

Na receção comemorativa do dia 9 de maio de 2016, presidida pelo Comissário europeu Carlos Moedas, foi lançado o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, em homenagem ao jornalista português especializado em assuntos europeus desaparecido em 2014.

 

Fernando Marcos Barbosa Rodrigues de Sousa (16 de Fevereiro de 1949 – 9 de Outubro de 2014) foi um jornalista português especializado em assuntos europeus. Passou pela RDPBBCDiário de Notícias e SIC. Foi correspondente em Londres, na Alemanha e em Bruxelas; foi um dos primeiros correspondentes portugueses em Bruxelas. Foi o jornalista português que mais cimeiras europeias acompanhou. Foi co-apresentador de Europa XXI e Os Europeus, transmitidos na SIC Notícias. A 30 de Janeiro de 2006 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

 

Com base no sucesso da edição de 2017, a Representação da Comissão Europeia lança a segunda edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» para trabalhos publicados ou difundidos durante o ano de 2017.

 

Objetivos

 

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa visa honrar e perpetuar o profissionalismo deste jornalista, realçando o seu contributo para, de forma notável, a clarificação das matérias europeias e para a promoção do conhecimento das instituições e políticas da União Europeia em Portugal. É atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e num contexto de melhorar a comunicação entre a UE e os cidadãos europeus.

 

Destinatários

 

Jornalistas e estudantes de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.

 

Como participar

 

A proposta tem de ser enviada por carta registada com aviso de receção ou entregue em mão própria num sobrescrito contendo, além do formulário de inscrição, cinco cópias impressas (incluindo o original) para o seguinte endereço:


Comissão Europeia
Direção-Geral de Comunicação
Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa»
À atenção de Exma. Senhora Dr.ª Sofia Alves
Largo Jean Monnet, 1 – 10.º
1269-068 Lisboa - Portugal

 

 

Prémio

 

O prémio é repartido pelas seguintes categorias:

  • Categoria jornalista – media nacional: prémio pecuniário de 5 000 EUR;
  • Categoria jornalista – media regional: prémio pecuniário de 5 000 EUR;
  • Categoria estudante: título(s) de transporte(s) no valor total de 3 000 EUR.

 

Fonte oficial

 

Representação da Comissão Europeia em Portugal (https://ec.europa.eu/portugal/home_pt)

Largo Jean Monnet, n.º 1-10, 1269-068 Lisboa 
Telefone: +351 213 509 800

E-mail: comm-rep-lisbonne@ec.europa.eu

Prémio Jornalismo Fernando de Sousa (https://ec.europa.eu/portugal/journalism_award_2018_pt)

Regulamento (https://ec.europa.eu/portugal/sites/portugal/files/regulamento_fernando_de_sousa_ii.pdf)

Twitter

Dê-nos a sua opinião!

Newsletter

Fale connosco

Contactos

Centro de Informação Europe Direct Aveiro

Rua 1º Visconde da Granja, n.4
Vera Cruz
3800-244 AVEIRO

Email: europe-direct-aveiro@aeva.eu

Tlm. +351 965 003 189