A Comissão Europeia lançou o “Prémio Horizon: Cleanest Engine of the Future” com o intuito de estimular o desenvolvimento de uma tecnologia de nova geração para os motores e propulsores que utilizam combustíveis convencionais, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O prémio será atribuído ao protótipo que melhor demonstrar essas reduções e que não afete as capacidades operacionais do veículo.
Objetivos
O objetivo do prémio consiste em impulsionar o desenvolvimento de uma tecnologia de nova geração para os motores e propulsores que utilizam combustíveis convencionais. Espera-se que a tecnologia em causa permita economizar combustível e reduza as emissões de poluentes para o nível mais baixo possível em condições normais de condução, melhorando a qualidade do ar nas cidades europeias.
Destinatários
O concurso está aberto a todas as entidades legais, singulares ou coletivas, ou a grupos de pessoas jurídicas. O público-alvo é composto por indivíduos, PME, centros de investigação, universidades e fabricantes de automóveis.
Nota: Consulte ainda os critérios de exclusão mencionados no regulamento. (http://ec.europa.eu/research/participants/data/ref/h2020/other/prizes/contest_rules/h2020-prizes-induc-rules-future-engine_en.pdf)
Como participar
Mais informações sobre como participar e o modelo de candidatura serão disponibilizadas aqui.
O prazo final para candidatura é 2019-08-20, 17h (16h em Lisboa).
Prémio
O prémio tem o valor pecuniário de 3,5 milhões EUR.
Saber mais
http://ec.europa.eu/research/horizonprize/index.cfm
http://ec.europa.eu/research/participants/data/ref/h2020/other/prizes/contest_rules/h2020-prizes-induc-rules-future-engine_en.pdf