SINTRA – Alcançar a Sustentabilidade através do INTRAempreendedorismo é um projeto Erasmus+, com a duração de 24 meses, no âmbito das Parcerias Estratégicas para a Educação de Adultos, concebido para fornecer um apoio integrado, adaptado às necessidades das organizações para o desenvolvimento de aptidões, competências e atitudes relacionadas com o intra-empreendedorismo e, melhorar, assim, a sustentabilidade das organizações. O consórcio SINTRA é composto por sete organizações de seis países (Islândia, Bulgária, Croácia, Estónia, Grécia e Portugal) e, vai trabalhar no sentido de que as ferramentas inovadoras a desenvolver sejam transferíveis e utilizadas por organizações, em diferentes contextos nacionais e culturais.

A sustentabilidade nos negócios refere-se, geralmente, ao efeito que as políticas e práticas de uma organização têm sobre o ambiente e a sociedade. Está, também, relacionada com a viabilidade e competitividade da própria organização. Por outro lado, o Intra-empreendedorismo é a adoção de comportamentos empreendedores dentro de uma organização, por parte dos seus empregados, com vista à realização de produtos ou serviços inovadores. O projeto SINTRA vai, assim, desenvolver ferramentas e recursos inovadores de formação, orientados para o apoio intra-empreendedor, com foco na sustentabilidade, para organizações no setor Empresarial, Civil ou Governamental, em toda a Europa.
Neste momento, o consórcio está focado no trabalho de pesquisa sobre sustentabilidade ambiental, social e económica nos respetivos países, assim como na identificação de boas práticas em empresas do setor público ou privado. Pretende-se, ainda, identificar os problemas e desafios enfrentados por estas organizações e os esforços encetados em prol do desenvolvimento sustentável.
Espera-se que, nas diferentes fases da sua implementação, o projeto SINTRA beneficie diretamente e, no mínimo, 120 empregados e empregadores, em diversas organizações, que irão participar em workshops de formação e em serviços de aconselhamento, orientados para a sustentabilidade. Para além disso, os parceiros esperam envolver diretamente e, no mínimo, outras 165 organizações nos eventos internacionais do projeto.

Para mais informações, por favor, escreva para: geral@dialogue-diversity.pt