Revista Youth Employment Magazine

Trabalhar em conjunto para podermos informar sobre os progressos na luta contra o desemprego dos jovens

 

O lançamento oficial da revista Youth Employment Magazine é anunciado no Dia Internacional da Amizade da ONU. Cerca de 200 instituições de 26 países europeus que implementam projetos financiados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega unem-se para partilhar os resultados das suas iniciativas destinadas a combater o desemprego juvenil na Europa.

 

Lançada a 30 de Julho, a revista Youth Employment Magazine (https://youthemploymentmag.net/ ) funcionará como um recurso de conteúdo para todos os projetos implementados ao abrigo do Fundo de Subvenções da AEA e da Noruega para o Emprego dos Jovens. A sua equipa editorial é composta por peritos que executam eles próprios os projetos, que desenvolvem regularmente materiais sobre o progresso e os resultados de cada projecto. A plataforma é criada pelo Operador do Fundo, um consórcio de JCP Itália e Ecorys Polska

 

A questão efervescente para a Europa

 

De acordo com dados recentes constantes da base de dados do Eurostat, cerca de 15 milhões de jovens entre os 20 e os 34 anos não tinham emprego nem educação e formação (NEET) na UE-28 em 2018. Em Itália e na Grécia, com a taxa de desemprego jovem mais elevada, mais de um quarto dos jovens estava fora do mercado de trabalho. Para promover o emprego sustentável e de qualidade dos jovens na Europa, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega lançaram em 2017 o Fundo de Subvenções do EEE e da Noruega para o Emprego dos Jovens, num montante de 60 milhões de euros. Os 26 projetos de grande escala selecionados para receber financiamento estão agora a implementar as suas iniciativas que visam ajudar cerca de 25 000 jovens a encontrar um trabalho ou a criar novos empregos.

 

"Os jovens vulneráveis estão frequentemente fora dos sistemas formais de educação e formação, bem como do mercado de trabalho comum, e há uma grande necessidade de soluções inovadoras, de transferência de boas práticas e de estudos de impacto sobre as intervenções que funcionam e  as que não funcionam. Os 26 projectos desenvolverão, experimentarão ou adoptarão quase 100 novas abordagens, métodos e práticas, sublinhando a natureza inovadora do Fundo para o Emprego dos Jovens", citando Grethe Haugøy, responsável principal do sector dos fundos regionais e do Fundo Mundial para o Diálogo Social e o Trabalho Digno no Gabinete do Mecanismo Financeiro, no Secretariado do EEE e nas subvenções da Noruega

 

Uma plataforma além fronteiras

Em comparação com outras iniciativas das subvenções do EEE e da Noruega, o valor acrescentado do Fundo para o Emprego dos Jovens é o seu foco transnacional. Tal está em conformidade com a Estratégia Europa 2020 e a política de coesão da UE, que tem em conta o papel crucial que as regiões e a cooperação transfronteiriça desempenham no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Embora o alcance do Fundo seja enorme (os consórcios de projetos reúnem 195 entidades de vários setores que cobrem as suas atividades em 26 países), a divulgação dos resultados ao nível dos países em que os projectos são executados e o fluxo de informação para além das fronteiras enfrenta desafios significativos. Esta é a principal razão pela qual é criada uma plataforma de comunicação comum sob a forma de uma revista online. Não é por acaso que o lançamento oficial da revista "Youth Employment Magazine" coincide com o Dia Internacional da Amizade da ONU, uma vez que os consórcios que implementam projetos permanecem em relações harmonizadas e regulares entre si, partilhando boas práticas e trocando experiências.

Atividades locais, informações globais

 

A revista recém-criada agregará o conteúdo preparado por todos os projetos: não apenas notícias sobre as realizações atuais e informações sobre seu progresso, mas também artigos mais longos com diversos formatos multimédia. Além disso, o calendário constantemente actualizado permitirá ao público acompanhar todos os eventos organizados pelos projectos em toda a Europa e nos Estados financiadores.

 

"A revista em linha servirá de plataforma para inspirar, ligar e sensibilizar os jovens na Europa e tornar-se-á uma plataforma em linha para todas as entidades envolvidas no Fundo", declarou Raquel Torres Prol, responsável pela comunicação do Fundo para o Emprego dos Jovens no Gabinete do Mecanismo Financeiro, no Secretariado do EEE e nas subvenções da Noruega.

  

Sobre o Fundo de Subvenções do EEE e da Noruega para o Emprego dos Jovens

·        

€60,6 milhões de euros de financiamento.

·        

3 países patrocinadores - Islândia, Liechtenstein e Noruega.

·        

Apoio a 26 projetos transnacionais que promovem o emprego de qualidade dos jovens.

·        

Pretende, em especial, chegar aos desempregados de longa duração do grupo etário 25-29 anos, em complemento do financiamento da UE já existente.

Mais informações: http://eeagrants.org/fundforyouthemployment

Twitter

Dê-nos a sua opinião!

Newsletter

Fale connosco

Contactos

Centro de Informação Europe Direct Aveiro

Rua 1º Visconde da Granja, n.4
Vera Cruz
3800-244 AVEIRO

Email: europe-direct-aveiro@aeva.eu

Tlm. +351 965 003 189